quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vaga Viva e Dia Mundial Sem Carro


Cinquenta pessoas participaram da Vaga Viva durante o Dia Mundial Sem Carro

Cinquenta pessoas participaram ontem, dia 22 de setembro, do movimento Vaga Viva, organizado pela Associação São Carlense de Ciclismo (ASC) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos. A ação tinha o objetivo de propor a reflexão sobre o uso da maior parte do espaço público pelo carro. “Fazer com que as pessoas possam perceber que o espaço público pode e deve ser ocupado por outros meios de transportes foi a proposta deste movimento”, explica o presidente da ASC, Christian Reis.

E para propor a reflexão, o grupo ocupou das 8h às 19h, três vagas de estacionamento destinado ao carro em frente ao Mercado Municipal. O espaço foi utilizado para consertar bicicletas; oferecer palestras sobre leis de trânsito, mobilidade urbana e os meios de transporte sustentáveis; distribuição de panfletos; cadastro de ciclistas que passaram pelo local, dentre outras atividades. Participaram também da Vaga Viva, 25 adolescentes de 13 a 15 anos de escolas públicas de São Carlos que fazem parte do projeto social da ASC, Pedal Consciente, que busca incentivar o uso da bicicleta em todas as suas possibilidades: transporte, saúde, lazer e esporte.

A atividade fez parte do Dia Mundial Sem Carro, um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20 e, desde então, vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, dentre eles a bicicleta, o transporte coletivo e a caminhada. E foi com esta proposta que o presidente da ASC e outros integrantes da Entidade acompanharam o prefeito Oswaldo Barba, que utilizou sua bicicleta para ir ao trabalho na manhã de ontem. Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro e do comandante do 38º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel, Jackson Justus, o prefeito foi pedalando da sua residência, passando pela praça Brasil, na Vila Nery, até o Paço Municipal. Na chegada o Barba inaugurou, em frente ao Paço Municipal, um paraciclo (local em via pública destinado ao estacionamento de bicicletas).

Todas estas atividades fazem parte da Semana Nacional de Trânsito em São Carlos, que foi aberta segunda-feira (19/9) na UFSCar, e termina no domingo (25/9) com um Passeio Ciclístico que sairá às 9 horas da Tecumseh 1, na rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 478, na Vila Izabel, até o Tecumseh Clube, no Jockey Clube.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro, o presidente da ASC diz que as atividades foram muito positivas. “Mesmo que a adesão tenha sido pequena, pudemos perceber que parte da população de São Carlos participou da campanha deste Dia Mundial Sem Carro. Os ciclistas que pedalaram pela cidade sentiram o trânsito mais tranquilo. Esperamos que além dos ciclistas, os motoristas também puderam perceber que menos carro na rua é sinônimo de mais saúde para as pessoas e para o meio ambiente”, finaliza Christian Reis.



Foto - Neste Dia Mundial Sem Carro, integrantes da ASC acompanharam o prefeito Oswaldo Barba que utilizou sua bicicleta para ir ao trabalho na manhã de ontem

Nenhum comentário:

Postar um comentário