quarta-feira, 23 de maio de 2012

Últimas atividades (Maio de 2012)

Nas últimas semanas o grupo de Mobilidade Urbana da Associação São Carlense de Ciclismo participou de diversas atividades para discutir a implementação do Plano Cicloviário de São Carlos e a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Foi realizada no dia 7/5, na sede da ASC uma reunião com membros e interessados sobre a ciclovia implantada na marginal, no sentido Educativa–Centro–Educativa. Foram levantados pontos críticos do trecho para posterior discussão com os órgãos competentes.

Na noite do dia 9/5, no auditório 3 da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos, Ricardo Scheicher, membro da ASC, participou de uma palestra realizada pelo professor Lúcio Gregori, sobre o assunto “Mobilidade Urbana”. O palestrante abordou o tema por um lado político explicando todo o âmbito social envolvido. Introduziu a ideia do projeto “Tarifa Zero”, criado durante seu mandato na secretaria de transportes da cidade de São Paulo.

No dia  15/5 a vice-presidente da ASC, Mariana Ignatios fez uso da tribuna livre na Câmara dos Vereadores para alertar a população sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que entrou em vigor no mês de abril e prevê que cidades com população acima de 20 mil habitantes deverão desenvolver seu Plano de Mobilidade Urbana até 2015, sob pena de ter o acesso aos recursos federais para a área impedido caso o Plano não seja realizado. Mariana ressaltou a urgência de se dar início aos trabalhos de desenvolvimento do Plano visto que nossa cidade sofre com a falta de infra-estrutura que comporte o crescimento do número de veículos individuais automotores nos últimos anos. A vice-presidente ainda destacou as desvantagens de se priorizar os carros em detrimento do transporte coletivo de qualidade e da segurança de pedestres e ciclistas.

Adriana Salomé, Ricardo Scheicher e Guto Sguissardi, do grupo de Mobilidade Urbana da ASC participaram no dia 17/5, às 19 horas, no Campus I da FESC, da reunião do Conselho de Usuários de Transporte de Passageiros de São Carlos. A participação do grupo terá por objetivo, num primeiro momento, ressaltar a importância de se criar um Conselho de Mobilidade Urbana (prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana) para, em seguida, representar os ciclistas no Conselho, com foco na priorização do transporte coletivo e no respeito aos pedestres e ciclistas.

No dia 18/5 foi realizada uma reunião entre o Presidente da ASC, Christian Reis, juntamente com outros membros do grupo de mobilidade urbana, e profissionais da Secretaria Municipal de Obras. Na reunião foram apresentados todos os trechos previstos para a primeira etapa de implantação do Plano Cicloviário. As obras são:
1) Ciclovia Educativa – Centro
2) Ciclovia Centro – SESC – Rotatória do Cristo
3) Ciclovia Rotatória do Cristo – Restaurante Casa Branca
4) Ciclovia Rodoviária – Kartódromo
5) Prolongamento da Ciclovia da Rua das Torres
6) Complexo cicloviário de ligação entre as ciclovias 2, 3 e 5 a ser realizada na Rotatória do Cristo.
Nessa reunião foram discutidas soluções para pontos críticos e apresentadas ideias para facilitar a expansão do Plano Cicloviário por meio de ciclorrotas.

Um comentário:

  1. A ciclovia é extremamente importante e o projeto é razoavel, por que não utilizar uma faixa de ciclofaixa em cada via mantendo sua mão original? E as travessias de cruzamentos como ficarão, você acha que os motoristas darão prioridade aos ciclistas? Pra mim o resultado final é equivocado.

    ResponderExcluir